quarta-feira, 17 de julho de 2013

Mega-agrupamentos em Castelo Branco


A Comissão Coordenadora da CDU de Castelo Branco está muito preocupada com as notícias que têm surgido acerca das Escolas e Agrupamentos de Escolas do concelho.

Neste momento, através das Comissões Administrativas Provisórias (CAPs), enquanto se forçam escolas a integrar mega-agrupamentos contra a vontade de todos os próprios órgãos educativos, as direcções das escolas de Castelo Branco estão a ser tomadas por um grupo de pessoas, todas munidas de cartão partidário dos partidos do governo, cuja experiência organizativa em educação é uma incógnita, cujos méritos administrativos educativos são desconhecidos, tendo como único argumento as amizades políticas e o clientelismo.

As escolas de Castelo Branco já foram tomadas à força através de nomeações partidárias. A democracia na gestão educativa e a gestão local das comunidades escolares levou uma machadada: como noutros tempos, os senhores do governo de Lisboa nomeiam os directores das escolas e impõem-nos à força à comunidade escolar.

Neste momento, os novos nomeados estão já a gerir as escolas activamente, contra a vontade de todos os intervenientes, e passando por cima dos órgãos eleitos de gestão em funções atribuídas legalmente, órgãos esses que continuam a assegurar a gestão corrente dos agrupamentos. O presidente da CAP de um dos agrupamentos chegou já a assinar pautas de exames nacionais de 6º e 9º ano, apesar de algumas escolas estarem a resistir nos tribunais contra este abuso, e da situação legal estar longe de estar esclarecida.

Esta situação indicia que o próximo ano lectivo está em causa e que o normal funcionamento da comunidade escolar de Castelo Branco está em perigo.

A Comissão Coordenadora da CDU de Castelo Branco

Sem comentários:

Enviar um comentário